quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dia da Saudade

Imagem retirada do site Teclasap: http://www.teclasap.com.br/2009/08/28/como-se-diz-saudade-em-ingles/

Toda saudade é a presença da ausência de alguém, já dizia o mestre Gilberto Gil. Hoje pela manhã, fiz algo do qual não me orgulho muito, mas, fez muito sentido e só reafirmou as teorias da minha cabeça sempre a procura de respostas. Assistindo "Encontro com Fátima Bernardes", vi que o programa era sobre saudade, distância e reencontro, claro, sem dúvida eles estavam fazendo uma homenagem ao dia 30 de janeiro que no Brasil é o Dia da Saudade. Havia uma mãe que não via a filha haviam 2 anos, pois ela vivia em outro país, mas a gigante TV Globo não poderia perder sua audiência e fez assim aparecer a filha sumida e num abraço, selou-se então o amor entre as duas.
Saudade é uma palavra que existe somente em português e galego, claro, cada idioma utiliza sua forma para se referir ao sentimento como em francês: je manque toi; ou no inglês: I miss you; ambos querem dizer: sinto sua falta, não é que os portugueses tenham resolvido por um toque de mágica ter um sentimento de falta que os outros povos não tinham, mas sim por, resumidamente, terem extraído termos do latim: "solitudine", que quer dizer: solidão; "salute, salutatione, salutare, salvare", que querem dizer: saúde, saudar, saudação, salutar, saludar e salvatione que querem dizer: salvar, salva, salvação. Segundo alguns relatos, os termos foram significando nos tempos do descobrimento do Brasil, em que os portugueses ficaram sozinhos, solitários, longe de sua terra e família.
Tá bom, mas onde fica a saudade de verdade, aquela que aperta o coração e faz soltar lágrimas quando a sentimos? A resposta está em cada um de nós, dentro de nossos corações zelosos pelos nossos queridos entes, amigos e claro, o nosso perfeito amor.
A saudade é o amor, é falta dele, é a materialização de alguém que não está perto ou como diria uma antiga amiga "saudade é tudo aquilo que os olhos viram e que o coração não esqueceu". 
Não é que vamos celebrar a saudade como algo maravilhoso e agradável, aliás, bom mesmo é o reencontro depois de tempos sem ver aquela pessoa que você tanto gosta, mas pode ser que você se canse dessa pessoa, daí, dê mais um tempo e reencontre, idas e vindas são excelentes seladores de paz entre casais, o problema é quando isso cansa e alguém vai logo não querendo mais sentir saudades de você, então você vai no ciclo da vida.
Portando, cuide bem de quem te faz sentir saudades, para um dia reencontrar, porque um dia, pode ser que até a saudade se torne a lembrança mais amarga de todas. Enfim, seja a materialização do presente, mas nunca esqueça do passado, do velho, porque se a saudade é mesmo o que disse Gilberto Gil, você jamais será pego desprevenido novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário